Um pouco de historia  
Entrada
Luso-Folha
Brasil um pouco de historia
Brasil ontem, Brasil hoje
Festas Juninas
Natal
Calendário
Contacto

© 2014 luso-estudantes

BRASIL : Um pouco de historia

         

O Brasil nao é um país muito antigo. Tem apenas um pouco mais de 500 anos, mas muita coisa jà aconteceu desde que os portugueses chegaram em 1500. O brasil durante 300 anos como colonia de Portugal, desenvolveu-se lentamente. Mas em fins de 1807 D João VI e a familia real portuguesa abandanoram Lisboa e instalamente-se no Rio de janeiro, devido à invasão de Portugal pelos exercitos de Napoleão.

O Rio Janeiro, naquela época, era uma pequena cidade de 60.000 habitantes e a chegada da corte portuguesa com 15.000 pessoas mudou complemente a vida do lugar. O país progrediu bastante com a presença da corte.

Em 1821, D. João VI voltou para Portugal, mas deixou em seu lugar o seu filho D. Pedro, o principe herdeiro. D.Pedro tinha 9 anos, quando chegou ao Brasil. Foi criado em liberdade e amava a nova terra como sua segunda patria.

Depois da partida de seu paí, D. Pedro ficou numa situação dificil. De um lado, devia defender os interesses de Portugal, que não queria da a liberdade ao Brasil. De outro, sentindo-se também brasileiro, compreendia o desejo de independencia do pais.

A 7 setembro de 1822, D. Pedro contrariando as intenções de Portugal, proclamou a independencia do Brasil. Isso aconteceu em São Paulo, as margens do riacho Ipiranga. D.Pedro tinha vindo a esta provincia a fim de acalmar os patriotas, que exigiam a independencia.

Voltando de Santos, parou, com sua comitiva, as margens daquele riacho. Recebeu ai um mensageiro com a correspondencia da corte para portuguesa. Irritado com a carta de seu paí, que lhe ordenava voltar para Portugal, D Pedro arrancou do chapeu as fitas com as cores portuguesas e, erguendo a espada, gritou "Indepencia ou Morte!".