Luso-Estudantes
    Novela  
Entrada
Luso-Folha
Brasil um pouco de historia
Brasil ontem, Brasil hoje
Festas Juninas
Natal
Calendário
Contacto

© 2014 luso-estudantes

Uma revolução chamada Gabriela

O Brasil, foi descorberto por Pedro Alvares Cabral, em 1500, segundo conta a historia. Mas, por sua vez, Portugal, foi "descoberto" pela rede de televisão "Globo" em 1975, quando desembarcou em Lisboa com a sua "Gabriela, Cravo e Canela", Novela inspirada no romance do escrito brasileiro Jorge Amado, seguido depois de dezenas de outras, invadindo e colonizando o pais com o poder da televisão.

O povo ganhou assim um novo sotaque, um novo tema de conversa, um novo vocabulario para a sua maneira de falar e de agir. O succeso de "gabriela, cravo e canela" foi tão grande que a partir dai, a RTP e outros canais de televisão incorporaram no seu programa diario as telenovelas de succeso do Brasil.

Passados mais de 30 anos de presença marcante na programação televisa portuguesa, qual é a influencia que as telenovelas tem na cultura portuguesa? Elas alteraram comportamentos, maneiras de pensar, sentir e agir do publico portugues.

Alteraram tambem a maneira de falar e introduziram novas expressões linguisticas. "legal" hoje em Portugal, tambem e sinonimo de bom, bacana, bonito. Jà bastante comum o "tudo bem"' com portugues lusitano. "Puxa a vida!" para Que chatice!

De alguma forma humoristica, retrata a influencia e a participção das telenovas brasileiras no universo cultural e mediatico português. O Brasil, que foi descorberto e colonizado por Portugal reverte a moeda e invade o pais colonizador e impõe-lhe um nova cultura. A arma é o poder e a força da tecnologia dos meios de comunicação.

Fonte de pesquisa: Joaquim Peito "Esta bem!"