Luso-Estudantes
    Educação e Cultura  
Entrada
Luso-Folha
Brasil um pouco de historia
Brasil ontem, Brasil hoje
Festas Juninas
Natal
Calendário
Contacto

© 2014 luso-estudantes

Educação e Cultura

Inauguramos nossa página “Brasil ontem - Brasil hoje” focalizando de maneira concisa e resumida alguns fatos marcantes da vida desse jovem e gigante país.

Inicialmente faremos uma breve descrição do Sistema Educacional, o qual tem conhecido grandes transformações nos últimos anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): hoje 99% das crianças entre 7 a 14 anos estão na escola.

Os fundos públicos destinados à educação são relevantes. A constituição estabelece que 18% dos recursos do governo federal sejam dedicados à educação; de 4.3% em 2003 deverá atingir 8% do PIB em 2011.

O governo federal administra diretamente as universidades e o programa de ajuda aos pós-graduados na obtenção de bolsas de estudos no Brasil ou no estrangeiro.

Os estados federais são encarregados das escolas públicas secundárias e juntos com os municípios da rede de escolas primarias.

O ensino público é obrigatório até o colégio,sendo totalmente gratuito assim como o material didático e a cantina escolar. Em alguns estados as escolas públicas possuem assistência médico-social e dentária.

Devido ao grande número de crianças e jovens,(principalmente nos grandes centros urbanos)as escolas organizam suas classes em período matutino e vespertino para atender à demanda.O jovem que precisa trabalhar, pode continuar ou reintegrar sua classe em período noturno, independente de sua idade ou nível escolar.

As escolas particulares são bem presentes no sistema educativo brasileiro.

O ministério da educação vem elaborando ultimamente uma série de programas com intuito de elevar a eficácia do sistema. Entre eles :

Formação contínua de professores de ensino elementar.
O programa de melhoramento e expansão no ensino médio.
O programa nacional do livro (distribuição de material didático também no ensino secundário).
Pré-infantil (formação de 40 000 professores de pré-escola nos últimos anos).
Fundescola (assistência reforçada em escola de regiões menos favorecidas).